———————————————————————————————————
——————————————————————————————————————————————————————————————————————————————


"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
                                                                                                                                         
Marcos 16:15

——————————————————————————————————————————————————————————————




O Servo Inútil, O Servo E O Amigo

Mateus 23: 11
"Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo."

           Servo é todo aquele que é submisso se sujeitando a obedecer às vontades de seu senhor. É quem se dispõe, sem questionar, a fazer determinadas tarefas e negócios desse senhor. Jesus Cristo uma vez afirmou aos apóstolos que Ele mesmo veio como Servo de Deus para fazer os negócios do Pai aqui na terra. Pela palavra de Deus, Jesus nos ensina sobre três tipos de servos que são:
O Servo Inútil”, “O Servo” e o “O Amigo”.

           O Servo Inútil é aquele que só faz o que é mandado, mesmo que já tenha identificado algo para fazer ele não faz. Fica por ali olhando, vendo se alguém vai fazer... E só! Por mais incrível que possa parecer O Servo Inútil é tão acomodado e preguiçoso que nem por sugestão de um mais próximo é capaz de se mexer, só se for designado com alguma ordem direta. Esse tipo e servo outrora andava lado a lado com seus líderes, mas ficou invejoso e orgulhoso passando a olhar à vida dos outros e muitas vezes ainda reclama se alguém, como ele, deixar a desejar em alguma função.

Mateus 25: 30
"E lançai o servo inútil nas trevas exteriores;
ali haverá choro e ranger de dentes.
"

           O Servo é “proativo”, ou seja, é aquele que se dispõe a fazer o que é mandado e se destaca por executar muito bem suas tarefas. Ele faz com alegria porque sabe bem a importância de seu trabalho e o quanto isso alegrará ao seu Senhor. O Servo faz de tudo, até mesmo tarefas que nem lhe foram mandadas e está sempre disposto a resolver problemas encontrando soluções imediatas sem preguiça ou desânimo.

Mateus 25: 21
"Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel,
sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”

           O Amigo é o braço direito de seu Senhor. Ele nem precisa ser mandado, já sabe bem tudo o que tem de fazer desde o mais simples ao mais importante trabalho, conseguindo resolver tudo antes mesmo de seu Senhor ter lhe pedido a fazer. O Amigo é mais chegado ao seu Senhor do que um irmão. É prudente, valente, de bom ânimo, é sempre muito dedicado e faz com muito amor. Ele está sempre pronto e feliz a realizar qualquer função em qualquer lugar ou momento, pois ama o que faz sendo capaz de dar sua própria vida por amor.

João 15: 15
"Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor;
mas tenho-vos chamado amigos,porque tudo quanto
ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.”

           Bom, esses são os tipos de servos que encontramos por aí e até mesmo dentro da igreja do Senhor. O mais interessante é que esses andam juntos, crescem juntos, assim como o joio e o trigo, como a ovelha e o bode, como o ladrão arrependido e o ladrão orgulhoso (aqueles da cruz)... É muito importante que fiquemos de olho em qual tipo anda por perto e nos achegarmos mais aos que são verdadeiramente “Amigos”, pois Jesus Cristo se agrada dos que se tornam mais do que servos, que se tornam seus amigos verdadeiros fazendo com que se cumpram os mandamentos e leis da Palavra de Deus em suas vidas.

Podemos e devemos ser mais do que servos...
Temos que ser Amigos De Cristo!

Mateus 24: 46
"Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor,
quando vier, achar assim fazendo.”

——————————————————————————————————————————————————————————————