———————————————————————————————————
——————————————————————————————————————————————————————————————————————————————


"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
                                                                                                                                         
Marcos 16:15

——————————————————————————————————————————————————————————————




Ensinando A Palavra De Deus Com Excelência

          Ser convidado para pregar uma mensagem, proferir uma palestra, coordenar uma reunião, facilitar um grupo de estudo bíblico ou ministrar um treinamento para líderes, requer planejamento e organização e devemos ficar atentos para as providências (logísticas e de conteúdo) que deverão ser tomadas. Mas, como facilitador, é imprescindível que haja um prévio planejamento, se antecipando quanto a segurança e tranquilidade no processo de condução do grupo, seja na Igreja, em uma sala com poucos participantes ou um auditório.

Efésios 2: 4-5
"
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar,
para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus
seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra
"

Então Veremos 15 Aspectos Que Certamente
Nos Ajudarão ANTES De Qualquer Trabalho Na Obra De Deus:

1- Conhecer previamente o local do evento para checar os equipamentos, conforme a necessidade: TV, Vídeo, Projetor, Cavalete, Equipamento de som (microfone, CD, etc.), Carteiras ou Cadeiras; Luminosidade; Ventilação.

2- Verificar com antecedência o tamanho do local do evento, se é compatível com a quantidade de pessoas e para o tipo de atividade que irá se desenvolver.

3- Elaborar, previamente, o roteiro, sequência do conteúdo que irá trabalhar com o grupo (ministrações, louvores, intervalos curtos ou longos como parada para café.

4- Chegar ao local com, pelo menos, uma hora de antecedência, para se preparar e orar a Deus entregando tudo o que for feito ali em Suas abençoadoras mãos. Também para uma adaptação antes de todo trabalho (respirar, relaxar, deixar um louvor tocando de fundo, verificar a limpeza e organização do ambiente.

5- Revisar antes o roteiro elaborado e fazer checagem final dos equipamentos e material que será utilizado.

6- Manter sempre consigo um kit de “Primeiros Socorros do Facilitador” contendo pilotos (quadro branco e papel), tesoura, canetas, régua, barbante, cola, fitas adesivas, papel branco e colorido) tudo de acordo com as necessidades mais comuns.

7- Manter de reserva sempre uma ou duas vivenciadas dinâmicas para eventuais imprevistos ou mudança de planos com o grupo.

8- Faça um esboço para evitar confiança plena na memória, anote a sequência das dinâmicas e atividades que vai usar ou até daquilo que vai dizer.

9- Evitar polêmicas e discursões desnecessárias com alguém que está ali contra a vontade ou que já chega discordando. Seja educado, manso, prudente, relaxe e deixe que o próprio grupo estabeleça e componha o clima do encontro.

10- Evitar “forçar a barra” para algum membro do grupo participar, falar ou opinar sobre alguma coisa, se esse não estiver a fim. Procure os mais dinâmicos e soltos.

11- Buscar dividir tarefas com o grupo, definindo por consulta, “quem faz o quê”.

12- Ter boa presença (alegre, sorrindo, tranquilo) e com boa aparência (roupa, higiene, postura, etc.) Lembre-se: você é aquilo que diz e faz e, no momento com o grupo, você estará sendo o primeiro exemplo para todos.

13- Utilizar louvores de adoração para momentos de relaxamento, escolhendo-as criteriosamente, de acordo com o que for ensinado e Encerrar com um louvor animado de preferência conhecido.

14- Habituar-se a trabalhar proativamente, fazendo, sempre de véspera, um “check-list” das tarefas, providências que envolvem você e as demais pessoas ligadas ao evento.

15- embre-se sempre de que tudo o que fizermos é para honra e glória de Deus, e nunca nossa. Deus sempre seja louvado em tudo o que fizermos para nós e para os outros. Deus nos ama e quer que tenhamos sucesso em seus ensinamentos.

          Não devemos nunca esquecer que trabalhamos para Deus, ensinando o Seu povo na caminhada diária em aprender com a Sua Palavra (Bíblia) e honrá-Lo com o cumprimento dos mandamentos e Leis contidos nas Escrituras Sagradas. Com isso, precisamos sempre ler com muita atenção, meditando e buscando em Deus entendimento sobre tudo o que for ensinar, assim, orando e se consagrando ao Senhor diariamente para não sermos pegos em alguma falha na hora de ensinar.

——————————————————————————————————————————————————————————————