———————————————————————————————————
——————————————————————————————————————————————————————————————————————————————


"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
                                                                                                                                         
Marcos 16:15

——————————————————————————————————————————————————————————————




A História De Daniel

          Quando Daniel era Jovem, Nabucodonosor, rei da Babilônia, invadiu, sitiou e tomou Jerusalém. De lá foram levados como escravos o Rei Jeoiaquim, alguns jovens com respeitáveis qualidades físicas e intelectuais (Dn 1: 4), e também roubou uma boa parte dos objetos da casa de Deus. Entre esses jovens escravos estavam Daniel, Hananias, Misael e Azariaz, que por serem escravos receberam os nomes de Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abednego respectivamente (Dn 1: 7), nomes relacionados a cultura dos deuses do Rei Nabucodonosor.

Daniel 1: 4
"
Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade
para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus
."

          Porém, Daniel não se deixou contaminar com os costumes da cultura dos deuses do rei da Babilônia e manteve-se firmado e focados nas leis do Senhor como a Palavra de Deus o ensinava (Dn 1: 8). Então, Daniel pediu ao chefe dos eunucos que por ele ter Temor ao Senhor não comeria e nem beberia das comidas e bebidas consagradas aos deuses do rei (Dn 1: 12-14). Assim Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego só comeram e beberam de tudo que o Senhor Deus brotasse da terra como legumes, frutas e água.

Daniel 1: 8
"
E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei,
nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos
que lhe permitisse não se contaminar
."

          Então, depois do prazo combinado de dez dias comendo e bebendo o que Deus lhes abençoava, os quatro jovens obedientes e tementes ao Senhor receberam de Deus o conhecimento e a inteligência em toda a ciência e sabedoria, mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos (Dn 1: 17-18). E quando foram colocados para a avaliação do rei Nabucodonosor, foram reconhecidos por todo reino como dez vezes mais cultos na ciência, na sabedoria, no discernimento (Dn 1: 20)e sobre qualquer assunto que o rei lhes perguntou, do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino.

Daniel 1: 20
"
E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei
lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os
magos astrólogos que havia em todo o seu reino
."

          Com o passar dos anos, Daniel tornou-se um profeta de Deus muito usado pelo Senhor em tudo o que fazia. Passou por diversas provações e a mais conhecida foi a de ter sobrevivido a cova dos leões (Dn 6) depois de ser condenado por ter orado ao Deus de Israel (o que Daniel fazia três vezes por dia) e não ao rei Dario, como no decreto do reino todos foram ordenados a fazer durante um mês. Daniel também discerniu os sonhos do rei Nabucodonosor (Dn 2 e Dn 4) e traduziu uma mensagem escrita pela mão de Deus na parede do palácio do rei Belsazar, filho do rei Nabucodonosor.

Daniel 2: 47
"
Respondeu o rei a Daniel, e disse: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses,
e o Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério
."

          Enfim, o que precisamos guardar em nossos coração sobre Daniel, esse exemplar homem de Deus em sua geração, é que os planos do Senhor incluem todos os detalhes de nossas vidas, até mesmo aqueles que achamos tão insignificante. Deus tem a direção de tudo em nosso futuro, já que Ele mesmo administra o nosso presente, portanto, precisamos de todo nosso coração acreditar e confiar que o que o Senhor tem preparado para cada um de nós de fato acontecerá em seu devido tempo. Porque tudo em nossas vidas sempre será para a honra e glória do senhor, em nome de Jesus, amém!

——————————————————————————————————————————————————————————————