———————————————————————————————————
——————————————————————————————————————————————————————————————————————————————


"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
                                                                                                                                         
Marcos 16:15

——————————————————————————————————————————————————————————————




Pregando A Palavra “De Deus”E Não A Nossa

          Ensinar a Palavra de Deus é uma experiência única e incomparável. Deus usa cada um segundo a sua vontade, de acordo com a necessidade de cada região, povos e costumes. Porém, a Bíblia não muda nunca e em qualquer momento que for ensinada é necessário que o pregador se prepare antes de subir no altar para que, durante “O Culto Ao Senhor”, não venha passar nenhum aperto. Deus nos quer prudentes e sábios para ensinar com todo Amor e temor de Deus!

2ª Timóteo 4: 2
"
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo,
repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina
."

          Devemos sempre lembrar que não somos nós quem pregamos e sim o Espirito Santo de Deus que nos usa e nos instrui para ensinarmos o que Deus quer, de modo a edificar, consolar e exortar qualquer um que esteja com seu coração aberto para aprender do Senhor. Pois, a Bíblia deixa bem claro que todo ensinamento é primeiramente por desejo de aprender e depois por raciocínio, já que o “Culto é Racional”, e toda a Adoração a Deus tem que vir do coração, então é necessário que tenha uma coerência na pregação, que faça sentido tudo aquilo que for ensinado e de acordo com as Escritura Sagradas na Bíblia.

Romanos 12: 1
"
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos
em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
"

          Então, vamos para algumas dicas poderosas de como devemos nos preparar ensinar a Palavra de Deus em qualquer lugar e para qualquer pessoa:

  1. É extremamente necessário “Ler e Meditar” bastante na Bíblia, pois quanto mais cheio for o vazo, mais é usado por Deus;
  2. Precisamos ter “Temor e Tremor” de Deus todas as vezes que formos ensinar;
  3. Ter uma “Vida Irrepreensível” diante dos homens e principalmente diante de Deus e, já que temos que ser e viver o que ensinamos, tudo o que falarmos primeiro é para nós e em seguida aos demais ouvintes;
  4. Sempre usar um “Linguajar Adequado” com palavras simples e poderosas, explicando e esclarecendo determinados termos difíceis da Bíblia, pois o povo precisa entender o que está sendo falado já que todos somos movidos pela Fé em Deus e essa Fé vem pelo ouvir a própria palavra do Senhor;
  5. Acreditar Absolutamente” e de todo coração no que está sendo ensinado e passar essa segurança que encontramos na Bíblia aos demais;
  6. Colocar sempre “Jesus Cristo Em Primeiro Lugar” em tudo o que for ensinado, pois o nosso testemunho de vida só interessa quando mostramos o que Jesus faz por nós;
  7. Separar Versículos” em diversas partes da Bíblia que confirmem o que está sendo ensinado, tanto no antigo, quanto no novo testamentos;
  8. Ter sempre “Um Atrativo” na pregação, que pode ser um vídeo, um slide com o tema e textos com imagens ou fotos, louvor em playback ou cantado pelo ministério de louvor;
  9. Todos os finais de pregações “Precisa Ter Apelo”! É indispensável o apelo para que as pessoas venham a frente, já que o inimigo amarra a maioria no banco não permitindo que levantem e confessem um pedido de perdão, uma mudança com libertação, uma busca pelo Espírito Santo, e principalmente aceitar Jesus Cristo como seu Salvador;
  10. Seja Moderado” na leitura e no explicar. Divida sabiamente o tempo com textos, versículos e ensinamentos explicativos, pois a didática de uma pregação é a mesma de um professor em sala de aula. Se o professor não dominar a matéria ele só ficará lendo, lendo e lendo... isso é muito chato!
  11. Prepare Um Esboço” com tópicos dos assuntos que serão falados durante a pregação. Mas tome cuidado! Não é correto e nem agradável ficar lendo e relendo enquanto ensinar. Esse esboço é para seu auxílio, se fosse para ficar lendo, as pessoas leriam livros de outros pregadores em casa e não ficariam sentadas vendo você ler seus próprios comentários na igreja, certo?
  12. Por favor, “Mova-se No Altar”! Ninguém quer ver uma múmia pregar a palavra de Deus, ficar parado cria um enorme tédio e logo dá sono nas pessoas. Mexa-se, gesticule, desça e suba no altar de vez enquanto e nunca deixe a mesmice tomar lugar dentro do seu horário de ensinar. Seja alegre e viva a palavra de Deus com um bom ânimo!
  13. Trabalhe bem o seu tempo no altar, respeite as pessoas que Deus estará enviando para te ouvir pregar. “Comece E Termine O Culto No Horário Combinado”, bem na marca mesmo! Afinal, essas pessoas não pertencem a você para que sejam obrigadas a te ouvirem como você quer e bem entende;
  14. Também “Respeite O Seu Tempo Da Pregação”, 20, 30 ou 40 minutos. A palavra de Deus é direcionada com sabedoria e não por imposição de uma opinião particular, já que muitos irmãos na igreja ainda são meninos na fé não entendem tanto assim;
  15. Consagrar Sua Vida A Deus” é o que te coloca de pé no altar. Tenha o hábito de orar e busca diariamente ao Senhor, querendo mais da presença do Espírito Santo e entregar tudo nas mãos de Deus para que seja feito segundo a vontade Dele e não a sua.

1ª Timóteo 4: 15-16
"
Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque,
fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem."

          Enfim, no total de um culto a Deus, precisamos sempre lembrar que o que for apresentado no altar precisa ser feito com “Ordem e Decência”. Deus não faz confusão, nem obriga nada a ninguém e amar ao próximo também é respeitar sua presença na igreja. Ensine como Jesus ensinou e faça tudo conforme o senhor também nos ensinou, para que para que os outros aprendam, cresçam, vivam em Espírito e em Verdade e sejam Salvos em nome de Jesus. Amém!

Romanos 12: 3
"
Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que
não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação,
conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um."

——————————————————————————————————————————————————————————————