———————————————————————————————————
——————————————————————————————————————————————————————————————————————————————


"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
                                                                                                                                         
Marcos 16:15

——————————————————————————————————————————————————————————————



Pais "Bananas", Filhos Em "Cana"

          Quando se trata de educação, a Bíblia é o principal manual de instruções tanto para os filhos, quanto para os pais. Na Palavra de Deus podemos aprender, por exemplo, que nunca os filhos deveriam enfurecer seus pais ou até mesmo os próprios pais nunca deveriam irritar seus filhos, o que levaria cada um deles a uma prisão espiritual chamada de pecado e, consequentemente, os afastando do amor de Deus.

Colossenses 3: 20-21
"
Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.
Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo
."

          Na Bíblia também aprendemos que no Corpo de Cristo o jovem é a força da igreja, que quando o jovem aprende a amar e a temer a Deus torna-se um grande exemplo para todos na família, inclusive para os pais. Ver um jovem firme e forte trabalhando para Deus enche o coração do povo de Deus de esperança, de alegria e da certeza do poder do Altíssimo com Suas Ricas Bênçãos para toda a sua família.

Efésios 6: 1-3
"
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra
."

          Porém, nos dias de hoje, o que mais tem chamado a atenção da Igreja e da sociedade em relação a educação familiar é uma total falta de autoridade de muitos pais com seus filhos e uma enorme falta de respeito desses filhos com seus pais, o que significa claramente que tanto os filhos, quanto os pais estão sem qualquer temos a Deus em seus corações. Portanto, essa fraqueza que faz com que os pais desistam de educar e até mesmo amar seus filhos tem criado jovens tão fracos quanto seus pais e possivelmente os levando a uma vida vazia e sem qualquer expectativa de salvação e por um motivo simples, “pais bananas, filhos em cana!”.

Efésios 6: 4
"
E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos,
mas criai-os na doutrina e repreensão do Senhor
."

          Por isso, não devemos nos enganar com as aparências quando vemos por aí uma família toda certinha e bem arrumadinha, quando estão caminhando juntos dentro e fora da Igreja já que devemos considerar que a educação espiritual e secular desses jovens e desses pais começa em casa com a leitura da Bíblia, com as orações a Deus e um desejo de mudança que nasce no coração dos pais e que cresce cada vez mais no coração dos filhos.

Salmos 103: 17
"
Mas a misericórdia do Senhor é desde a eternidade
e até a eternidade sobre aqueles que o temem,
e a sua justiça sobre os filhos dos filhos
."

          Deus nos quer unidos em um só corpo com Jesus Cristo, nos quer tornar uma família forte e que saiba lidar com qualquer tipo de problema que possa surgir em qualquer época de nossos vidas. Somente aquele que nos criou, que nos gerou e nos transformou em uma nova criatura sabe muito bem que devemos meditar dia após dia na Palavra de Deus que é a leitura constante da Bíblia e orando ao Pai para que sempre hajam sábios conselhos dos pais para seus filhos e obediência dos filhos para com seus pais e principalmente de toda família para com Deus. Amém!

——————————————————————————————————————————————————————————————